Skip to content

News Article

Plataformas de petróleo que entrarão em operação no Brasil em 2023

Créditos da imagem: Canva

Quando se fala em produção de petróleo, uma das primeiras imagens que nos vem em mente é das plataformas, pois são responsáveis por esse trabalho de grande importância para a sociedade. A indústria de óleo e gás depende delas para realizar suas atividades e manter o abastecimento que atenda às demandas do mercado.

Tendo em vista essa necessidade, novas plataformas de petróleo são instaladas a cada ano, o que possibilita a substituição das que chegaram ao fim da vida útil e contribui para o crescimento do setor. Além disso, é uma oportunidade de colocar em prática as inovações tecnológicas e obter resultados ainda mais satisfatórios.

Acompanhe neste artigo mais informações sobre o assunto e entenda quais são as plataformas que devem ser iniciadas neste ano.

Plataformas previstas para 2023

Plataforma Anita Garibald (Modec). Créditos da imagem: Modec

Diante da demanda e de todos os investimentos que o setor recebe anualmente, a estimativa é de que em 2023, pelo menos, quatro novas plataformas do tipo FPSO (unidades flutuantes de produção, armazenagem e transferência de petróleo) entrem em operação no Brasil. 

As previstas são Anna Nery (da empresa Yinson) e Anita Garibald (da Modec) que farão parte da revitalização nos campos de Marlim. Além dessas, há também a previsão de início da FPSO Almirante Barroso (da Modec) no campo de Búzios e da unidade Sepetiba (do grupo SBM Offshore) que funcionará no campo de Mero.

Com essas novas implantações, o aumento da produção deve ser elevado consideravelmente no país. À capacidade de produção de gás serão adicionados 29 milhões de metros cúbicos por dia e à de petróleo o acréscimo será de 480 mil barris por dia.

Previsão para os próximos anos

As perspectivas da Petrobrás são de novas instalações não apenas neste ano, mas, até 2026, a previsão é de que 15 plataformas iniciem em seis campos do Brasil. Os dados estão detalhados no Plano Estratégico 2022 – 2026 da empresa, que mostra foco em gestão estratégica, eficiência energética, sustentabilidade, entre outros pontos.

Confira um panorama do mercado futuro, conforme previsto pela Petrobras.

Fonte: Petrobras

No plano divulgado pela empresa estatal, havia, inclusive, a previsão de implementação para 2023 da plataforma P-71 no campo de Itaipu, na bacia de Santos. No entanto, essa unidade já teve suas operações iniciadas em dezembro de 2022, com a capacidade de 150 mil barris de petróleo por dia e 6 milhões de metros cúbicos de gás.

Importante investimento no setor

O atual plano estratégico da Petrobrás prevê ampliação de  24% no investimento comparado ao plano anterior, o que chegará a UU$68 bilhões. Desse total, 84% destina-se à exploração e produção e 9% para refino. Portanto, a ampliação no número de plataformas faz parte de um processo que engloba diversas ações para potencializar o setor e torná-lo ainda mais promissor nos próximos anos.

Para garantir o abastecimento adequado no que diz respeito a óleo e gás, as plataformas de petróleo são essenciais. Por isso, a entrada em funcionamento dessas novas opções têm grande relevância para o mercado e também para o avanço tecnológico na área. 

A Proper Marine é especializada em fornecer soluções de engenharia de projetos e consultoria naval e offshore. Acesse nosso blog e atualize-se com as principais notícias do setor. 

Get in touch

If you’d like to know more about how we can help you, simply fill out the form below. Our team will get back to you as soon as possible.

Country